preloader

Notícias



Festa de Irmã Dulce é celebrada em Salvador (BA) com ardor especial



A programação da Festa em honra à Bem-Aventurada Dulce dos Pobres entra em sua etapa final, nesta terça-feira, 13 de agosto, dia que será oficial à sua Festa Litúrgica após a Canonização, em 13 de outubro deste ano.

Após extensa programação, desde o sábado, (10), peregrinos de diversas localidade dos Brasil poderão celebrar o ponto alto da agenda de homenagens. Segundo informações da Assessoria de Imprensa das Obras sociais Irmã Dulce (OSID) e da Arquidiocese de Salvador (BA), a Missa Solene será às 9h, no Santuário da religiosa e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Aguardada com bastante expectativa por milhares de devotos e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce, a celebração vai contar também com as presenças do miraculado Maurício Moreira, da cantora Margareth Menezes e do músico Waldonys.

“Nesse momento em que vivenciamos um tempo de graça pela festa dedicada a Irmã Dulce, somos todos chamados a viver essa grande vocação. Que nós possamos seguir o exemplo da Mãe dos Pobres praticando a solidariedade, a caridade, a doação e o amor ao próximo”, declarou o reitor do Santuário do Anjo Bom, frei Giovanni Messias.


Por ocasião de sua beatificação, ocorrida em maio de 2011, Irmã Dulce recebeu o título de Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, tendo o dia 13 de agosto como data oficial da celebração de sua festa litúrgica. O significado da data remete a 1933, quando a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, no Convento de Nossa Senhora do Carmo, em São Cristóvão (SE). Naquele mesmo ano, no dia 13 de agosto, com 19 anos de idade, ela recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce.

Em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do convento em que vivia em Salvador (BA), após a autorização de sua superiora, com os primeiros 70 doentes. A iniciativa marca as raízes da criação das Obras Sociais Irmã Dulce, instituição que abriga hoje um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país, com 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

Irmã Dulce faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.

Galeria de Fotos

Paróquia Senhor Bom Jesus do Matozinhos Paróquia Senhor Bom Jesus do Matozinhos

Dízimo, expressão de Fé em Deus e compromisso com a Igreja.